TREINO DE ALTO RENDIMENTO E PERFORMANCE DESPORTIVA

TREINO DE ALTO RENDIMENTO E PERFORMANCE DESPORTIVA

Melhor performance, mais rapidez,  melhores resultados e menos lesões. Estes são os pilares do que se pretende no alto rendimento.

Para além da qualidade técnica e táctica dos atletas, é a sua mentalidade que mais influencia os seus níveis de performance. Assim, cada vez mais os atletas de alta competição dão primazia a todas as vertentes que influenciam as suas capacidades de forma global.

A pensar nisso, criámos um Programa de Treinos de Alto Rendimento e Performance Desportiva que visa disponibilizar ao atleta ferramentas e técnicas avançadas que potenciem os seus resultados.

A Performance Desportiva está direcionada para atletas praticantes de qualquer modalidade desportiva e tem como principais objectivos a prevenção de lesões e melhoria do seu rendimento.

É composta por várias fases, tendo início com uma avaliação física realizada por um especialista em alto rendimento e performance desportiva. Nessa etapa serão identificados eventuais factores de risco ou predisposições para o surgimento de lesões e estruturado um plano de treino específico e personalizado.

O plano traçado seguirá inúmeras premissas, focando alguns pontos-chave, de acordo com a modalidade realizada. Sejam desportos coletivos, desportos individuais, desportos motorizados ou mesmo desportos radicais, serão tidos em atenção os seguintes pontos:

1. DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES FÍSICAS: onde se desenvolverá a Força, a Potência e a Resistência Muscular.

2. PREVENÇÃO DE LESÕES: a imprevisibilidade, a dinâmica e a velocidade com que as várias modalidades desportivas ocorrem, potenciam o risco de lesão. Os músculos e as articulações de um atleta são expostos constantemente a grandes esforços, através de movimentos de amplitude elevada, mudanças de direção ou de velocidade repentinas, saltos, remates, contrações musculares inesperadas etc. Desenvolver e reforçar toda a musculatura é crucial para uma maior proteção das articulações e melhor resposta muscular.

3. CORREÇÃO DE DESEQUILÍBRIOS MUSCULARES: como acontece em diversos desportos, a repetitividade de alguns movimentos obriga a um maior envolvimento de certos grupos musculares em detrimento de outros e, consequentemente, ao surgimento de desequilíbrios a nível da musculatura. A existência de um trabalho específico de reeducação e de procura do equilíbrio dessas mesmas estruturas é algo que pode encontrar nos nossos programas de treino.